Thaler para dólar - Conheça a percursão da moeda

A história do dólar é uma história que envolve muitos países em diferentes continentes. A palavra dólar é muito mais antiga que a unidade americana de moeda. É uma forma anglicizada de "thaler" (pronunciado taler , com um longo "a"), o nome dado a moedas cunhadas pela primeira vez em 1519, de prata extraída localmente em Joachimsthal, na Boêmia. (Hoje, a cidade de Joachimsthal fica dentro das fronteiras da República Tcheca e seu nome tcheco é Jáchymov). Thaler é uma forma abreviada do termo pelo qual a moeda era originalmente conhecida - Joachimsthaler.

Mais tarde, a versão em inglês do nome (dólar) também foi aplicada a moedas semelhantes, não apenas as cunhadas na Europa central, mas também o peso espanhol e a peça portuguesa de oito reais. Ambas as grandes moedas de prata eram praticamente idênticas em peso e delicadeza. Hoje estamos familiarizados com as frases de oito de contos de piratas no Caribe.

Essas moedas, particularmente o peso ou dólar espanhol, circularam amplamente nas colônias norte-americanas da Grã-Bretanha devido à escassez de moedas britânicas oficiais. É por isso que, depois que os Estados Unidos conquistaram sua independência, a nova nação escolheu "dólar" como o nome de sua moeda, em vez de manter a libra esterlina.

Mais tarde Thalers

Provavelmente as moedas de thaler mais famosas foram as que foram cunhadas durante o reinado de Maria Teresa, arquiduquesa da Áustria e rainha da Hungria e da Boêmia (1740-80). Maria Theresa thalers estava em uso comum em Aden e em algumas outras partes do Oriente Médio até a década de 1960.

O thaler era a unidade de moeda na Prússia e alguns dos outros estados alemães até a segunda metade do século XIX. A unificação da Alemanha em 1871 e a adoção da marca como moeda comum puseram fim às antigas unidades, assim como a adoção do euro e a introdução de novas notas e moedas em 2002 puseram fim ao franco francês. Deutschemark alemão, liras italianas, peseta espanhola e outras moedas européias. 

Veja hoje como está a taxa de conversão dólar.