Hemeroccallis - Você Conhece?

Quando olhamos para a hemeroccallis, a primeira vista achamos que se trata de um lírio, não é à toa que um dos nomes pelo qual é conhecida é “lírio-de-um-dia”. A planta é pertencente à família Hemeroccallis, que em grego significa dia e beleza, isso faz referencia a duração de suas flores, que se dá em apenas um dia.

Elas podem ser plantadas durante o ano todo, mas a época ideal para seu plantio é quando inicia o outono, pois as mudas estarão bem desenvolvidas para florir na próxima primavera/verão. As hemeroccallis toleram uma grande variedades de condições climáticas e demandam de poucos cuidados para seu cultivo.

Devido à esses fatores, é muito comum encontrar essas plantas contidas em paisagismos públicos e privados, afinal suas diferentes variedades, características e qualidades, são adaptáveis a variados tipos de jardins. Quer saber mais sobre essa linda planta? Então continue a leitura no artigo.


Como plantar e cultivar hemeroccallis

Quem sonha em cultivar plantas, começa pensando grande, querendo iniciar logo pelas orquídeas, porém seu cultivo não é tão simples, que são plantas mais delicadas e requerem mais cuidados, não é mesmo?! No entanto, o correto é iniciar por plantas como a hemeroccallis, que demandam de poucos cuidados e são de fácil cultivo.

O ideal é que as mudas de hemeroccallis sejam plantadas em locais que recebam no mínimo, 6 horas de insolação direta diariamente. Essa espécie de plantas prefere solos mais leves, ligeiramente úmidos, porosos e ricos em matéria orgânica. Por isso, após realizar a adubação orgânica, o solo precisa ficar solto para auxiliar num bom desenvolvimento das raízes.

Sendo assim para começar o seu plantio de hemeroccallis, você deve iniciar os cuidados com o solo, adubando-o com matéria orgânica, turfa e areia. Lembre-se de fazer uma boa mistura entre as partes. Em seguida é necessário fazer covas com profundidade maiores que a massa da raiz.

Você deve plantar a muda, de maneira que a coroa da planta fique de 2 a 4cm abaixo da superfície do solo, ou seja, é preciso que a faixa branca da base da muda precisa estar sob o solo. Por fim, basta compactar o solo para firmar as raízes e realizar a rega.

 É preciso ter alguns cuidados no cultivo da hemeroccallis a fim de que a planta possa ter um bom desempenho e floração. Um desses cuidados é a drenagem, que é essencial para que esta planta cresça saudável, regue o suficiente, cuide para não realizar regas excessivas ou pouca rega.

Outro cuidado é com relação aos fertilizantes, apesar de não haver um fertilizante especifico, ainda assim é importante utiliza-lo em sua plantação. Um dos mais utilizados pelas jardineiros é o NPK, pois traz bons resultados para o cultivo.

A cobertura também é um ponto que deve ser levado em conta no cultivo das hemeroccallis, são diversos tipos que podem ser usados, desde serragem, palha, folhas de palmeira até pedaços de madeira, por exemplo.

A cobertura é essencial para melhorar a qualidade do solo, diminuir os impactos da chuva sobre o solo, manter a umidade e manter o solo mais seco no verão.

Gostou de saber mais sobre a hemeroccallis, então coloque as dicas em prática e comece hoje mesmo o seu jardim. Compartilhe esse artigo com seus amigos em suas redes sociais e não se esqueça de deixar o seu comentário.